A versão 2014 do SketchUp foi lançada ontem pela Trimble!
O principal destaque desta nova versão não é exatamente uma ferramente, mas sim a importância dada pela empresa em tornar o SketchUp um programa cada vez mais integrado a sistemas de trabalho BIM.
Para que isso se torne uma realidade, a equipe do programa desenvolveu um novo sistema de classficação de objetos baseada nos padrões de intercambialidade do formato IFC.
Pela nova paleta Classificador (Classifier), você pode selecionar grupos ou componentes e classificá-los em categorias IFC (como IFCSlab, IFCWall, etc.). Dessa maneira, quando você precisar exportar seu modelo no formato IFC (recurso que também é novo no SketchUp), os objetos serão corretamente exportados e classificados. Fizemos testes de abertura de um modelo exportado em IFC para Revit, ArchiCAD, Vectorworks e Tekla BIM Sight e os resultados foram excelentes!
Com relação ao SketchUp LayOut, a principal novidade é o surgimento da ferramenta Auto-texto. Trata-se de uma ferramenta de texto paramétrico que facilita o preenchimento de carimbos e legendas, com variáveis que você define e controla, poupando muito tempo na criação e atualização de campos de texto no programa.
Outro ponto que chama atenção é a reformulação total do Armazém 3D do SketchUp. Indicando o término da transição Google – Trimble, a interface foi totalmente redesenhada e os processos para subir e baixar aquivos foram simplificados.
Existem alguns outros recursos e implementações interessantes, e por isso vale a pena você conferir a página www.sketchup.com/pt-BR/products/sketchup-pro/new-in-2014, que contém a lista completa das novas funcionalidades do programa!
Post relacionado: Conheça o livro gratuito SketchUp Pro 2014 – Novidades!