Como e porque usar os planos de trabalho
Um plano de trabalho é um elemento do Revit que tem a função de servir de apoio para a criação de diversos tipos de objetos, desde figuras 2D que serão usadas em modelagens de massa até paredes, pisos, forros, entre outros. Você pode ter planos paralelos, perpendiculares ou inclinados em relação ao plano de chão do programa.
Como definir um plano de trabalho
Vá à guia Arquitetura (Architecture); no painel Plano de trabalho (Work Plane), clique no botão Definir (Set).
figura 01 – menu arquitetura – definir
Na janela que se abre escolha como deseja criar o plano de trabalho:
figura 02 – menu Plano de trabalho
Nome (Name): Caso queira definir o plano de trabalho a partir de um nível, eixo ou outro plano de referência;
Selecionar um plano (Pick a plane): Escolha esta opção para criar um plano coincidente a um outro, que será selecionado em sequência. São exemplos de elementos para definir o plano de trabalho: faces de parede, faces de extrusões, faces de arquivos vinculados, níveis, eixos, entre outros;
Selecionar uma linha e usar o plano de referência em que foi desenhada (Pick a line and use the work plane it was sketched in): O plano de referência é determinado de acordo com o objeto que você selecionar a seguir.
Clique em OK.
Se você selecionar a opção “Selecionar um plano” ou “Selecionar uma linha e usar o plano de referência em que foi desenhada”, clique sobre a face ou linha que determinará o plano.
Viu como é fácil? Você pode aprender mais sobre Revit no nosso artigo sobre vista de detalhe para especificações e detalhamentos 2D no projeto, ou sobre vista 3D explodida.