Quem usa SketchUp já sabe que as ferramentas Empurrar/Puxar (Push/Pull) e Equidistância (Offset) são imprescindíveis para modelar. Mas quando tentamos usá-las em uma Superfície (Surface), um sinal de probido surge ao lado do ícone da ferramenta, advertindo que não é possível usar a ferramenta em superfícies curvas ou suavizadas.
Já existem plugins que permitem trabalhar com superfícies curvas, oferecendo ferramentas complexas de modelagem, como o Joint Push/Pull. Mas a solução mais simples para modelar em superfícies é ativar a Geometria Oculta (Hidden geometry). Com essa opção ligada, o SketchUp “desmonta” a superfície em faces, permitindo o uso das ferramentas Empurrar/Puxar (Push/Pull) e Equidistância (Offset). Para recompor as faces em superfície novamente, basta desabilitar a Geometria Oculta.
No exemplo abaixo, um cilindro é um hipotético centro de informações. Visualizando a geometria oculta, foi usada a Equidistância (Offset) para criar a marcação dos vãos das janelas, em seguida o Empurrar/Puxar (Push/Pull) para criar as aberturas.

Cilindro inicial. Sem visualizar a geometria oculta não é possível usar a Equidistância (Offset) e nem o o Empurrar/Puxar (Push/Pull).

Modelo com visualização de geometria oculta ligada.

Marcação das aberturas usando a Equidistância (Offset).

Abertura das janelas e da porta com Empurrar/Puxar (Push/Pull).

Ajustando as aberturas com Empurrar/Puxar (Push/Pull).

Abertura do vão de entrada.

Fechamento das janelas para criar as faces dos vidros.

Cilindro modelado sem plug-in.

Para ligar e desligar a visualização da geometria oculta, vá ao menu Visualizar/Geometria oculta (View/Hidden Geometry).
Você também pode usar a janela Suavizar arestas (Soften edges) para desmontar as superfícies em faces, e vice-versa, mas visualizar a geometria oculta é um procedimento mais rápido.

2 Thoughts to “Modelando com Hidden geometry”

  1. Oliveira Filho

    valeu pela dica.

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